Educação corporativa

Educação corporativa: quais as vantagens para a empresa?

A educação corporativa é uma das ferramentas das quais as empresas podem se valer hoje para aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços e diminuir a rotatividade de colaboradores.

A partir dessa soma de resultados ela se torna uma das mais importantes estratégias que as empresas podem adotar internamente.

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Isso porque crescer, produzir mais e evitar contratações constantes e substituições são objetivos comuns empresariais.

Se você quer conhecer mais sobre educação corporativa, e as ferramentas envolvidas no processo, veja a seguir! 

O que é educação corporativa?

Esse tipo de educação se volta especialmente para dentro das empresas.

Ela se refere à possibilidade de oferecer conhecimentos e métodos de obtê-los aos colaboradores de uma organização empresarial.

A técnica objetiva, conforme seu nome já indica, levar conhecimentos profissionais aos colaboradores e auxiliar no seu desenvolvimento.

Isso pode ser colocado em prática de maneiras diversas que podem variar de acordo com as suas preferências.

A educação empresarial inclui tanto o ensino à distância quanto aquele in loco, dentro da empresa.

Pode ser ministrada por profissionais da educação que atuem fora da empresa ou pelos próprios gestores que dividem experiências e conhecimentos.

Ela se volta ao desenvolvimento das habilidades e do conhecimento de cada um dos colaboradores, independentemente de qual é o setor ao qual pertence ou as atividades que ele pratica.

Vale destacar que a educação corporativa é constante. Ela não ocorre em um único momento se voltando para um só problema ou situação.

Seus elementos estão presentes constantemente e buscam abarcar novidades do mercado e de desafios.

A estratégia que se baseia na educação traz diversos resultados para as empresas, conforme veremos abaixo.

É possível destacar alguns que são latentes, como o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços.

Educação corporativa x Treinamentos

Muitas pessoas ainda confundem treinamentos com a educação empresarial, eis que esse segundo conceito é mais recente e menos conhecido. Apesar de terem relação entre si, eles não correspondem à mesma coisa.

Os treinamentos são pontuais. As empresas costumam utilizá-lo em situações em que é preciso resolver um problema específico ou contornar uma situação pontual.

Eles se aplicam quando há mudança de cargo ou obtenção de novas responsabilidades.

Quando isso ocorre o colaborador deve ser atualizado quanto ao que ocorre naquele novo setor, cargo ou com as atividades que acumulou com as comuns, como em caso de substituição.

Aqui, faz-se preciso uma atualização para que ele tome ciência de onde está.

O treinamento de colaboradores inicial não o prepara para todos os desafios. Podem ocorrer mudanças no mercado ou de tecnologia.

Novas demandas e mudança do perfil do público são outras questões e a elas se somam as alterações de normas.

Nesses casos o treinamento não é suficiente. Ele apenas dá uma noção geral ao colaborador quanto às atividades que irá realizar.

Já a educação empresarial é diferente. Ela se apresenta todas as vezes que houver espaço para atualização.

Essa atualização pode ser diversa. Inclui mudanças legais, de colaboradores e equipes, de noções tecnológicas e inovações. Novas técnicas e descobertas são outros pontos que fomentam a necessidade desse tipo de educação.

O treinamento é parte da educação das corporações e o contrário não é verdade. Ao treinar alguém a empresa promove a educação para algo específico ou atualização pontual. Ao educar, busca a constante atualização de acordo com o cenário geral.

Quais são as características da educação corporativa?

Existem diversas características que ilustram o que é a educação promovida pelas empresas para além do treinamento.

Essa educação é constante e encontra diversas formas de promoção e apresenta resultados latentes para a corporação.

Veja as principais:

  • Aprendizado dentro da empresa ou com uso do ensino à distância (EaD);
  • Possibilidade de aplicação dos cursos durante a jornada de trabalho ou não;
  • Contratação de professores externos e uso dos próprios gestores para apresentação dos conteúdos.

Uma ressalta é necessária aqui. Caso os cursos não sejam realizados no horário do expediente alguns questionamentos deverão ser levantados:

  • Eles são obrigatórios?
  • Eles vão determinar quem pode ter ou não uma promoção interna?

Se essas respostas forem positivas, é preciso contabilizar o tempo das aulas como horas extras.

Quais são as vantagens da educação corporativa?

Desde logo é possível reconhecer algumas vantagens que a promoção da educação dentro da corporação trará.

Dentre elas está a possibilidade de aumento da qualidade dos serviços, ante a obtenção de maior conhecimento. Isso inclui a produtividade.

Conheça os principais benefícios que a sua empresa pode obter ao apostar em educação interna e corporativa.

Compartilhamento da cultura organizacional

Uma vez que existem esforços para promover a educação corporativa, tem-se também que a cultura empresarial é mais facilmente transmitida aos colaboradores e absorvida por eles.

Afinal, eles passam a ter maior conhecimento sobre as reflexões da empresa, seus pilares e suas estratégias que continuamente são postas em prática. Tudo isso faz parte da cultura da empresa.

Aumento da produtividade e qualidade de serviços

A partir da obtenção de maiores conhecimentos os colaboradores tendem a entender melhor o que fazem.

Mesmo quando já possuem diploma universitário ou especialização, note que os cursos podem ser incompletos em relação à vida real e à prática da promoção e se tornar defasados pela passagem do tempo e novas descobertas.

É por isso que o aumento da produtividade ocorre com a promoção da educação.

A produção cresce conjuntamente à qualidade dos serviços e produtos. A soma disso reflete na melhoria dos produtos e maior atração do público.

Diminuição da rotatividade

Ao investir na educação dos colaboradores para que eles se atualizem constantemente e conheçam novas técnicas e teorias você diminui a rotatividade, o turnover da instituição.

Isso significa que o número de demissões (promovidas pela empresa ou por pedido de dispensa) tende a cair.

A instituição pode produzir mais e ter mais demanda. O investimento no colaborador retorna como capacidade de melhorar seus serviços.

Ao melhorar as atividades o colaborador se torna crucial para a empresa. Já para o trabalhador o que se impõe é o sentimento de valorização e a percepção de crescimento conjunto com a empresa, o que o motiva para ficar.

Atração dos melhores profissionais do mercado

Ao investir na educação dos colaboradores você garante que mantém na sua empresa os melhores do mercado. E isso é verdade na medida em que eles estão atualizados e possuem pleno conhecimento sobre as atividades.

Isso é muito importante para que você se destaque no mercado e vire selo de excelência perante a concorrência e o público.

A empresa e os colaboradores tendem a ganhar de forma conjunta quando a educação empresarial se apresenta.

Quais são os grupos da educação corporativa?

Existem três grupos ou patamares que se apresentam quando analisamos a educação empresarial. Eles requerem especial atenção e estratégias próprias e são indispensáveis para o sucesso das operações.

Veja, então, quais são eles:

  • Nível global: volta-se à cultura interna da empresa e inclui todos os colaboradores e gestores;
  • Liderança: esforços que se voltam aos gestores, a fim de que eles internalizem as diretrizes da organização e sejam capazes de repassá-las aos demais colaboradores de maneira natural;
  • Profissionais: refere-se ao constante desenvolvimento dos colaboradores, o que é possível pela tomada de estratégias – isto é, de modelos – de educação corporativa, como veremos abaixo.

Quais são os tipos de educação corporativa?

Por fim, veja alguns modelos e tipos de educação corporativa que podem ajudar sua empresa a colocá-la em prática. Com isso, desenvolva de forma mais profunda a cultura organizacional, bem como colha muitos benefícios à organização.

E-learning

Corresponde à possibilidade de aprendizado baseado na tecnologia. Aqui, então, estamos nos referindo à educação à distância. Como vimos brevemente anteriormente, ela também se aplica na educação corporativa.

Ela é interessante por dar mais autonomia aos colaboradores que queiram aprender, bem como é mais barata, uma vez que o desenvolvimento de ferramentas e materiais é único e pode ser acessado e distribuído inúmeras vezes.

Microlearning

Outro modelo de educação corporativa que pode ser bastante interessante se refere ao microlearning. Ele se refere à criação de conteúdos menores, mas profundos e longe de serem formais, que retenham mais a atenção do leitor e sejam mais fáceis de serem absorvidos.

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Esse tipo de aprendizado, aliás, reflete um dos pilares da educação empresarial: ela deve ser adaptativa e personalizada. De nada adianta seu desenvolvimento se ela não reter a atenção dos colaboradores, por exemplo.

Gamificação

A gamificação – que nada mais é do que o uso de jogos para aprendizados, seleções e recrutamento ou desenvolvimento de ideias – também é uma opção para colocar a educação empresarial em prática.

Com ela a ideia de personalizar as estratégias também entra em jogo. Deixa-se de lado o material formal e cansativo para, então, reter a atenção do colaborador por meio de jogos desenvolvidos especialmente para a empresa.

Mobile learning

Os smartphones já são parte da nossa vida e a grande maioria dos usuários da internet os utiliza para ter acesso a conteúdos diversos. Com os seus colaboradores isso não é diferente.

Desenvolver, então, estratégias de ensino e desenvolvimento especialmente para smartphones é uma grande sacada. Isso permite que o colaborador acesse esses conteúdos em qualquer momento, inclusive em trajetos ou em pequenos intervalos.

Igualmente, isso é inclusivo e, ao mesmo tempo, mais atrativo. Portanto, não deixe de considerar essas estratégias para colocar o conceito de educação corporativa em prática na sua empresa.

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