A biometria facial é um recurso cujo uso cresce cada dia mais, principalmente no cenário atual de pandemia.
Atualmente ela está revolucionando as empresas, que encontram nela uma ferramenta de apoio muito importante.
Conheça mais, hoje, sobre esse tipo de tecnologia, como ela funciona, onde se aplica e quais são as suas vantagens.
O que é biometria facial?
Ela corresponde à leitura biométrica da face de uma pessoa. Em outras palavras, essa é uma tecnologia de reconhecimento que identifica um indivíduo pela sua constituição facial.
Para isso a ferramenta leva em consideração o que se chama de pontos nodais. São alguns deles:
- Distância entre pontos do rosto, como entre os olhos, entre nariz e orelha, boca ao queixo, etc.;
- Contorno da face;
- Cicatrizes e outras marcas na face;
- Formato da extremidade do rosto;
- Piercing, tatuagens e outros tipos de acessórios.
Ao levar em consideração esse tipo de dado a biometria da face consegue identificar cada um dos indivíduos registrados em seu sistema.
Para isso ela possui uma série de códigos numéricos que ao serem sequenciados indicam a constituição da face de uma pessoa específica.
Nesse caso, todos os colaboradores são registrados com base na leitura da imagem de sua face e, após, isso é utilizado para acesso aos locais e registro de ponto.
Como usar a biometria facial na sua empresa?
Os dois principais usos da biometria da face nas empresas são relacionados ao controle de ponto e à segurança e acesso aos locais internos.
1. Controle de ponto
Plataformas de controle de ponto, como o Oitchau oferecem a possibilidade de registro de ponto pelos colaboradores a partir da biometria da face.
Para isso basta um comando de voz e o sistema identifica a pessoa, a partir da leitura de sua face, em apenas 03 segundos.
O sistema automaticamente registra em nuvem o horário que foi registrado. Os registros podem ser consultados a qualquer momento pelo colaborador, gestor ou RH.
Ao final do mês o sistema é capaz de gerar automaticamente o cartão ponto do colaborador. Controla o banco de horas, as faltas e as férias.
Outra questão interessante é que ele é configurado de acordo com a realidade de cada um dos colaboradores em relação à escala, jornada e salário.
2. Controle de acesso aos locais internos
A segunda aplicação mais comum do reconhecimento de face nas empresas é para o controle de acesso aos locais internos.
Com ele a empresa evita que terceiros circulem pelos espaços empresariais sem autorização. Pode ser utilizado para controle de acesso aos cômodos mais importantes e restritos do local.
Vantagens da biometria facial para as empresas
Agora que você já sabe como a biometria da face funciona e quais são suas principais aplicações dentro das empresas, está na hora de entender como ela pode revolucionar sua empresa.
1. Segurança interna
Conforme apontamos acima, a segurança da empresa aumenta com a adoção de sistemas de biometria da face.
Com ele se evita a circulação de pessoas desconhecidas e mal intencionadas nas intermediações empresariais.
Ao mesmo tempo, pode-se impedir que locais delicados e de acesso restrito sejam livremente acessados por colaboradores sem autorização.
O terceiro ponto que se destaca em termos da segurança conferida pela biometria facial é que com ela se torna possível garantir a idoneidade das marcações de ponto.
Não raro surgem casos de locais em que um colaborador realizava a marcação de ponto em nome de outro empregado que sequer se encontrava na empresa no momento.
Esse tipo de fraude é completamente impedido com o uso da biometria da face para marcação de ponto. Não mais se torna possível um colaborador se passar por outro com uso de senha ou crachá.
2. Precisão de registro
A segunda vantagem que resulta do uso da biometria de reconhecimento facial é que ela realiza registros precisos.
Ele tem precisão de segundos e por isso garante à empresa a idoneidade dos cartões de ponto. O sistema digital com reconhecimento facial impede manipulações dos registros.
A partir disso a empresa não precisa de preocupar com fraudes ao sistema, problemas de registro ou queda de energia e perda dos dados. Tudo isso está seguro no sistema.
3. Integração com outros sistemas
Outra das vantagens no uso da biometria facial para a empresa e para seu RH é que ele é facilmente integrado aos demais sistemas.
Isso significa que é possível integrar o sistema de controle de ponto com registro biométrico aos sistemas de geração de holerites que levam em consideração as horas extras.
Os sistemas financeiros que irão realizar o pagamento podem se integrar ao sistema de ponto.
Já quando a biometria se aplica para controle de acesso ela se integra aos sistemas de segurança, como de câmeras e outros.
4. Compatível com distanciamento social
A quarta vantagem que trazemos quanto ao uso da biometria de reconhecimento facial pelas empresas é que ela respeita o distanciamento social.
Considere os seguintes pontos:
- A marcação ocorre em apenas 03 segundos e por isso evita filas e aglomerações;
- O sistema é ativado por comando de voz, o que evita que todos os colaboradores tenham que encostar no mesmo lugar;
- A própria marcação é feita sem necessidade alguma de encostar no aparelho, que não emite recibos, eis que eles se encontram no próprio sistema.
Ao usar a biometria facial para a marcação de ponto você garante que seus colaboradores estarão seguros e que você está fazendo o máximo para isso.
5. Uso em home office
A última vantagem da biometria de reconhecimento facial para sua empresa que listamos para você é que ela pode ser usada em home office.
Atualmente é comum que os smartphones sejam dotados de câmeras potentes e de sistemas de reconhecimento pela face. A mesma coisa ocorre com os tablets.
O sistema digital de ponto Oitchau que usa o reconhecimento biométrico facial é compatível com os celulares e smartphones. Isso significa que seu uso vai além da sede empresarial.
O home Office uma realidade latente desde o ano passado. Tudo indica que ele é a tendência para o mercado do futuro e que sua adoção extrapolará a pandemia.
A adoção de um sistema de biometria facial como o Oitchau garante que ele será útil qualquer que seja a realidade da prestação de serviços à empresa.
Ele se faz útil para quem trabalha na sede empresarial, em home Office ou em sistema híbrido. O RH e a empresa somente tendem a ganhar!