A atuação da geração Z no mercado de trabalho merece especial atenção, eis que esses são os profissionais que estão se apresentando às empresas agora.
É considerado dessa geração os nascidos a partir do ano de 1995. Da mesma forma que as demais gerações a Z possui suas próprias características na maneira de trabalhar que refletem em muito o cenário no qual cresceram.
Sendo essa a geração mais nova de trabalhadores que agora está se apresentando ao mercado de trabalho é importante que as empresas conheçam suas principais características e saibam como usá-las a seu favor.
Continue lendo para conhecer melhor a geração Z e ver como ela se comporta mediante as relações de trabalho modernas.
Geração Z no mercado de trabalho exige adaptação das empresas
A geração Z é composta por indivíduos nascidos a partir de 1995, até 2010. É por esse mesmo motivo que ela é conectada, imediatista e busca autonomia.
É preciso considerar que os indivíduos dessa geração cresceram cercados com o rápido desenvolvimento tecnológico e com a internet. Isso tem muita influência sobre o comportamento deles, visão de mundo e conceito de profissionalismo.
Conheça abaixo as principais características dessa geração de novos talentos e como adaptar a sua empresa para recepcionar a geração Z no mercado de trabalho.
01. Comunicação virtual
O primeiro ponto que caracteriza essa geração de trabalhadores é a comunicação virtual. Conforme já apontado, aqui estão os indivíduos que nasceram conectados e que somente conhecem o mundo com internet.
Eles conhecem tudo sobre redes sociais e estão constantemente trocando mensagens e se utilizando sobre todas as formas de comunicação que vão sendo lançadas.
Quanto mais rápida e interativa a comunicação, melhor. E como isso influencia as empresas?
O processo de recrutamento deve pensar na geração Z no mercado de trabalho maneira a adentrar as redes sociais.
As instituições não devem somente ver essas redes como uma forma de divulgação da marca e dos produtos ou de conquista do público. Esses locais são essenciais para a construção da imagem da organização enquanto empregadora.
Uma vez que os principais talentos da nova geração estarão nas redes sociais e as utilizam simplesmente para tudo, o recrutamento das empresas deve procurá-los nesses círculos.
De igual forma a empresa deve trabalhar suas publicações e interações nessas redes de maneira a se mostrar como um local onde se quer trabalhar. Isso é importante pelo fato de que a primeira impressão desses profissionais da geração Z normalmente irá ocorrer na rede social.
02. Criatividade
A geração Z no mercado de trabalho promete ser muito criativa. Ela cresceu cercada de referências de sua época e vintages, eis que a internet lhe apresentou inúmeras coisas eu sequer são referentes ao século XXI.
Essa geração sempre teve à disposição as ferramentas que lhe permitem criar no mundo virtual. Outro ponto importante é que entendem a internet como um local de efervescência e por isso não têm medo de arriscar.
A criatividade se torna uma das características mais marcantes dessa geração.
Para as empresas, isso significa que é preciso dar espaço para esses profissionais e promover o diálogo para que eles se sintam à vontade em trazer novas soluções e procedimentos.
É importante fazer uso da criatividade da geração Z que pode render muitos frutos. Sabendo-se que somente irá se destacar no futuro quem souber se diferenciar fica muito mais fácil de entender o porquê apostar em colaboradores criativos.
03. Imediatismo
O imediatismo é outra das características que tende a acompanhar a geração Z no mercado de trabalho. Acostumados com a internet e com a imediatidade das comunicações, eles esperam que esse efeito atinja tudo.
É preciso cuidado quanto a esse ponto. O imediatismo faz com que esses jovens talentos se empenhem mais em suas atividades a fim de que elas apresentem rapidamente os resultados desejados.
Ao mesmo tempo é preciso que eles entendam que existem processos que levam tempo e que precisam ser desenvolvidos passo a passo de uma forma mais lenta.
A empresa pode encontrar dificuldades em lidar com isso, eis que a ausência de resultados rápidos pode levar à desmotivação do colaborador da geração Z e ele deve aprender a lidar com isso.
Apostar em políticas de feedback em desenvolvimento claro de procedimentos internos pode auxiliar a equilibrar a pressa da geração Z com as necessidades dos processos produtivos e criativos.
04. Flexibilidade e autonomia
A geração Z no mercado de trabalho apresenta muita autonomia de pensamento, criação e ação dentro de suas atividades profissionais. A autonomia é uma das características mais latentes desses talentos.
A partir disso é natural que esses profissionais não vejam sentido em questões relacionadas à prestação de trabalho presencial de maneira obrigatória ou mesmo ao controle de ponto.
Aqui a produtividade e qualidade das atividades é vista com mais atenção do que o tempo em que ele está ao dispor da empresa. Lembre-se de que estamos falando de profissionais imediatistas que naturalmente ocupam seu tempo da forma mais produtiva possível.
É por isso que a sua empresa deve pensar em formas de operar a flexibilização de algumas questões trabalhistas para essa nova geração.
O home office e o trabalho híbrido (com alternância de prestação de serviços na sede empresarial ou na casa do colaborador) são ótimas opções para isso. Nesses casos procure estabelecer um controle digital de jornada que seja compatível com essas jornadas.
05. Absorção de inúmeras informações
A última característica da geração Z no mercado de trabalho que trazemos para a sua empresa se preparar para receber esses profissionais é a absorção de inúmeras informações de maneira simultânea!
Esses talentos cresceram cercado de inúmeras telas e com o acesso à informação muito facilitado. É por isso que eles tendem a absorver o maior número de informações.
No ambiente de trabalho isso se reflete pela vontade em participar de diversos dos procedimentos internos e de entender como cada um deles funciona.
É importante que a empresa dê espaço para o desenvolvimento do colaborador nesse sentido e aguce a curiosidade dele. É dessa maneira que você pode criar futuros líderes que realmente têm conhecimento do que ocorre em cada âmbito da empresa.
Ao conhecer essas características e se preparar para lidar com elas a sua empresa está pronta para absorver os jovens talentos da geração Z e aproveitar o máximo possível das capacidades que esses indivíduos apresentam em favor da instituição.