Demissão humanizada à distância

Demissão humanizada à distância: como fazer?

Desde 2020 a adesão das empresas ao trabalho remoto aumentou. E isso também se reflete na necessidade de tomar decisões sobre o contrato à distância. Inclusive sobre o desligamento. Mas como é possível fazer uma demissão humanizada à distância?!

Esse é um desafio para muitas empresas e para o RH. Afinal, mesmo que o trabalho seja feito de forma remota, a relação de trabalho ainda existe. Junto a ela, a responsabilidade social da empresa, bem como vidas envolvidas.

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Portanto, mesmo que não haja relação pessoal presencial diariamente, a empresa, seus gestores e os colaboradores ainda assim estão relacionados. E, ainda assim, trata-se de pessoas com sentimentos, problemas e necessidades.

Por isso, é necessário se ter tanto cuidado quanto nas demissões presenciais, ou até mais. Aqui é necessário contornar a distância e a frieza que ela pode trazer. Do mesmo modo, demonstrar a preocupação que a empresa e seus gestores têm em relação ao bem-estar do colaborador sendo desligado.

Mas o que fazer e como demonstrar tudo isso em conversas feitas à distância? É isso o que nos propomos a responder no texto de hoje. Continue lendo e veja como tornar a dispensa humanizada e levá-la do melhor modo para a empresa e para o colaborador.

O que significa demissão humanizada?

O processo de desligamento humanizado tem o envolvimento de diversos profissionais de uma empresa, dentre eles estão o gestor responsável pelo setor de atuação do colaborador desligado e o gestor responsável pela equipe de recursos humanos.

Mesmo com esses profissionais envolvidos diretamente no processo de desligamento, qualquer desligamento afeta os demais companheiros de empresa e de equipe, e em alguns casos, até mesmo os clientes da empresa.

Para que seja possível amenizar os impactos negativos, e as incertezas geradas, principalmente nesse momento de crise, a demissão humanizada está sendo adotada.

O desligamento humanizado é feito através de uma justificativa plausível para o desligamento do colaborador, onde os gestores presentes explicam quais foram os motivos do desligamento, com muito cuidado e empatia.

Esse tipo de processo prioriza o respeito à trajetória do colaborador na empresa, todo o caminho percorrido por ele.

A humanização do processo de desligamento está sendo praticado para que o colaborador não se sinta desamparado em um momento tão difícil para todos.

Mesmo sendo desligado da empresa, a companhia reconhece o seu valor, respeita a sua história e tem empatia pelos seus sentimentos, passando uma preocupação verdadeira com o colaborador.

Entenda um pouco mais sobre a demissão humanizada

Em resumo é possível afirmar que a demissão humanizada é aquela que coloca em prática valores tais como a empatia e a solidariedade. Ela se dá com base na possibilidade de tornar o processo o menos traumático e o mais leve possível.

Além disso, ela não simplesmente “descarta” o trabalhador em um momento em que ele não é mais necessário ou em que a empresa não tem mais condições de mantê-lo. O que ocorre é a valorização do profissional mesmo no momento de sua dispensa.

Para isso, a empresa busca sempre conceder ao profissional uma boa experiência, mesmo ao final do contrato. Igualmente, demonstra preocupação com o futuro do colaborador e toma as medidas que estão ao seu alcance para ajudá-lo na recolocação no mercado.

Continue lendo e veja, abaixo, algumas dicas de como colocar a demissão humanizada à distância em prática. Também, veja algumas outras respostas para dúvidas comuns para se munir de todas as informações necessárias nesse momento.

Porque trabalhar a demissão humanizada na sua empresa?

A pandemia e toda crise econômica gerada em função dessa situação, gerou grandes incertezas em todas as pessoas.

Já que não foi possível prever uma situação desse nível, as empresas não tiveram tempo de preparar, e estão se adaptando na medida do possível para conseguir se manter ativa no mercado.

Está sendo um período desafiador, onde todos os dias existe um constante aprendizado com erros e acertos, seja nas relações profissionais, no gerenciamento de tempo, no relacionamento com os clientes ou na forma de prosseguir com os negócios.

Algumas empresas estão revendo toda a sua estrutura, para conseguir se manter firme no mercado, mesmo com tudo ainda muito incerto, após o início da pandemia. 

Muitas medidas estão sendo tomadas, como: jornada de trabalho flexível, home office.

Mas em alguns casos, a redução do quadro de colaboradores está sendo a única solução, e o desligamento humanizado à distância está sendo adotada por essas empresas.

No entanto, a adoção de medidas para tornar esse momento delicado mais humano, permitem que a empresa se aproxime mais do profissional e consiga se colocar no lugar, promovendo um ambiente empático e colaborativo. 

Como é realizado o desligamento humanizado à distância?

O desligamento humanizado era uma prática já adotada por inúmeras empresas, mesmo antes da pandemia. Mas com todo o cenário em que estamos vivendo, a maioria das empresas adotaram essa prática para dar um suporte melhor para os colaboradores.

E à necessidade do isolamento social, para conter o avanço da pandemia no Brasil, as empresas adotaram práticas de teletrabalho em seus escritórios, e com o RH, não poderia ser diferente.

As rotinas que antes eram realizadas presencialmente, agora estão sendo realizadas online.

O recrutamento e seleção, treinamentos, entrevistas e o desligamento, tudo está sendo feito remotamente através da Internet e com o auxílio de algumas ferramentas, como softwares de videoconferência, entre outros.

Todas as etapas que ocorrem em um processo de desligamento “comum” devem ocorrer, mas a diferença é que irão ocorrer no ambiente online, com todo o suporte necessário para colaborador entender que a empresa está ao seu lado e que respeita a sua história e os sentimentos.

Como fazer um desligamento humanizado à distância?

Para aplicar o processo de demissão humanizada à distância na sua empresa é necessário estar atento em vários pontos, que são executados ao longo do processo. Confira a seguir.

Marque uma reunião virtual

Crie uma sala virtual e envie os convites para os gestores que devem estar presentes (Gestor de RH e Gestor responsável pelo setor do profissional em questão) e o próprio colaborador, e envie o comunicado para os envolvidos.

É importante que esse processo precisa ser sigiloso, as informações não podem ser vazadas, para chegar ao colaborador antes da conversa com os gestores responsáveis.

Nessa reunião, é necessário que todos os documentos e fatores determinantes para a decisão sejam apresentados. Tudo deve ser explicado ao profissional nos mínimos detalhes, de forma que seus sentimentos sejam respeitados, e que a empresa demonstre empatia pelo momento.

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Muitas empresas grandes passaram por momentos parecidos ao longo da pandemia, com demissões humanizadas coletivas, em todos os casos, os colaboradores souberam dos motivos em detalhes, que motivou a escolha do desligamento naquele momento.

Faça o anúncio da demissão com muito respeito

No processo de desligamento humanizado, o anúncio ao colaborador precisa ser realizado frente a frente, mesmo que seja através de uma chamada de vídeo, por conta das medidas de segurança e isolamento social.

A empresa deve mostrar respeito ao colaborador, por toda sua contribuição na história da empresa e por toda sua evolução como profissional.

Reconheça-o profissionalmente

Independente dos motivos que levaram até o desligamento do colaborador, é importante que ele saiba o reconhecimento que ele conquistou ao longo da sua trajetória na empresa, mostre a ele como os seus feitos mais relevantes ao longo do tempo em que ele fez parte do quadro de colaboradores.

Mas, os motivos que levaram ao desligamento também devem ser sinalizados. E se foi motivado por uma falha, por baixa produtividade ou por outro motivo, para que ele entenda quais foram as suas falhas e consiga amadurecer em uma outra oportunidade.

Envie uma carta de desligamento

Ao longo do processo de desligamento humanizado, é necessário bastante conversa com o profissional, e mesmo que essa conversa acontece com muito cuidado e empatia, ainda pode ser um choque para ele.

Por esse motivo, faça uma carta objetiva e clara sobre os motivos do seu desligamento. Se fosse presencial, essa carta seria entregue pessoalmente, mas em um processo à distância, ela pode ser feita por e-mail ou através dos Correios.

Auxilie o profissional com os próximos passos após a demissão

Um dos pontos mais importantes de um desligamento humanizado é o auxílio que a empresa presta ao profissional com os próximos passos, para que ele possa sentir-se acolhido em um momento complicado, principalmente se o motivo do seu desligamento for redução de orçamento para sobreviver ao longo desse período de crise.

Em alguns casos, vale a pena indicar o profissional para outras empresas que são parceiras, para ele conseguir uma recolocação rápida no mercado de trabalho.

É possível pedir demissão à distância?

Sim! Embora a legislação brasileira seja omissa quanto aos detalhes disso, entende-se que tanto a empresa pode demitir o colaborador de forma remota – por telefone, e-mail ou videochamada – quanto o colaborador pode também tomar essa medida.

Por isso, nada impede o colaborador de pedir demissão à distância. E isso se torna mais evidente quando consideramos que hoje é uma prática comum que colaboradores em home office não estejam na mesma cidade, mas espalhados pelo Brasil e até pelo mundo.

Desse modo, é contraprodutivo pensar em um deslocamento a fim de apenas informar o desligamento. Portanto, ao colaborador também se aplica o direito de se demitir de forma remota.

Aqui, então, a empresa novamente deve aplicar os princípios da demissão humanizada à distância.

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