controle de ponto

Controle de ponto com validação antifraude: o que é? Veja aqui!

O controle de ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 empregados e se dedica à gestão das horas praticadas pelos trabalhadores. É a partir dele que são computadas horas extras, faltas e descontos e por isso ele é tão importante.

É comum, mas não desejado, o aparecimento de problemas que tem relação com a gestão de ponto eletrônico, e isso não é decorrente apenas do funcionamento adequado dos cartões, mas também com fraudes no controle.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo a seguir e tire suas dúvidas!

Como ocorrem as fraudes na marcação do ponto?

Muitas empresas enfrentam problemas diariamente por não adotar um controle de ponto eficiente, para evitar situações de fraudes nas marcações.

As fraudes podem ocorrer de várias formas, as mais comuns são:

  • Marcação de horários indevidos;
  • Horas extras inexistentes ou não aprovadas previamente;
  • Marcação de ponto feita por terceiros;
  • Rasuras no cartão de ponto;
  • Adulteração das marcações;
  • Utilização de crachás de terceiros;
  • Manipulação de horário para não registrar horas extras ou atrasos.

A maioria dos tipos de fraudes listados anteriormente constituem fraude ao contrato de trabalho, e está passível de penalização, de acordo com a política da empresa.

A empresa pode criar formas de impedir esse tipo de atitude fraudulenta ao longo da sua jornada de trabalho, com a adoção de um novo sistema de gestão de ponto, como o Controle com validação antifraude da Oitchau.

O que é o controle de ponto com validação antifraude?

O controle de ponto com validação antifraude possui uma tecnologia que visa coibir atitudes fraudulentas, evitando que cenários suspeitos sejam praticados.

Quando a empresa assume outras opções como o uso de impressão digital ou facial para a marcação de ponto esse tipo de fraude já não se torna possível.

O controle de ponto Oitchau possui um excelente sistema antifraude na medida em que se utiliza de formas de marcação que vão além do simples e comum uso de cartões ou crachás e de senhas.

Os registros do ponto podem ser marcados pelos seguintes canais:

  • Tablet
  • Smartphone
  • Computador
  • Integração com REP

O sistema de controle de jornada antifraude Oitchau permite que haja a customização do sistema considerando jornadas diversas e realidades diferenciadas, como escalas de trabalho de 24 x 48 ou 5 x 2, por exemplo.

Ele pode ser aplicado para todos os setores independentemente do trabalho ser prestado em home office, em viagens ou na própria empresa. Mesmo quando o empregado usa seu celular pessoal para a marcação o sistema previne fraudes.

Sistema Oitchau de controle de ponto: como ele previne a fraude?

Para evitar que a fraude aconteça na sua empresa, o sistema Oitchau possui alguns mecanismos de segurança. Conheça os principais a seguir!

Marcação do ponto pelo celular

O sistema de ponto Oitchau grava qual foi o aparelho com o qual o colaborador acessou o sistema de marcação pela primeira vez.

A partir disso ele é capaz de perceber se o chip foi mudado para outro celular, com bloqueio do acesso ao aplicativo de registro de jornada.

Isso evita que haja a transmissão de um chip de um celular de um colaborador para outro que continua fazendo os registros pelo primeiro;

Registro do número do celular do colaborador

O número do celular do colaborador utilizado para a marcação de jornada é registrado pelo sistema de forma conjunta à identificação do aparelho em si, funcionando como um double check da identificação do colaborador no sistema de marcação.

O que ocorre é que a tentativa de login por outro celular com outro número será identificada e o usuário bloqueado.

Sempre que o colaborador mudar de número de celular ou de aparelho deverá entrar em contato com o RH para que o sistema seja alterado.

Geolocalização no controle de ponto

Existem situações em que o colaborador pode alegar estar em um local, mas na verdade, ele se encontra em outro. E na marcação via celular, é possível identificar o ponto em que a marcação foi realizada.

A partir disso a empresa pode configurar a distância mínima que o colaborador deve estar da empresa ou de um lugar no centro dela para que seja possível realizar o registro, com um raio de distância.

Os controles de localização podem ser feitos por:

GPS

Ele é destinado à conferência e comparação entre o local em que o colaborador diz estar e onde ele está, exatamente. Isso pode ser utilizado até mesmo para empregados que prestam serviços externos, viajando ou fazendo visitas para clientes;

Wi-fi

A empresa pode optar por permitir aos colaboradores que realizem a marcação de ponto tão somente dentro da empresa e apenas quando estão conectados à rede de internet da empresa.

Isso evita que a marcação seja feita em locais que não correspondem ao local de trabalho. É claro que essa opção é limitada aos empregados que prestam serviços na própria sede empresarial;

IP

Outro ponto interessante que se oferece para o controle da jornada dos empregados que prestam serviços no interior da empresa é permitir que ele somente realize a marcação pelo computador.

O sistema irá identificar o número do IP da rede em que ele se encontra e caso seja o mesmo da instituição permite o acesso e a marcação do horário de trabalho.

Essa opção é importante principalmente para colaboradores que usam o computador pessoal para trabalhos ou que levam o computador utilizado para prestar serviços para suas residências;

Reconhecimento facial

O sistema Oitchau permite o reconhecimento facial para acesso à marcação da jornada. Com isso se torna impossível a manipulação e o empregado podem utilizar um tablet na empresa ou seu próprio celular;

Com o controle de ponto Oitchau a fraude é evitada e a segurança dos seus sistemas, dados e real controle sobre os horários dos empregado se tornam possíveis!

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