acidentes no ambiente de trabalho

Acidentes no ambiente de trabalho: Boas práticas de prevenção

Independente do porte da empresa, é necessário prezar pela segurança e pela saúde dos colaboradores, de forma que os riscos de acidentes no ambiente de trabalho sejam evitados a qualquer custo. Sendo essas questões prioridades para os gestores.

Essa priorização não deve acontecer apenas por determinação legal, mas por um cuidado necessário com o próximo, zelar pela segurança e saúde dos colaboradores ao longo da sua jornada de trabalho promove um ambiente mais saudável e melhora a produtividade dos colaboradores.

A prevenção de acidentes é assunto de muita importante, já que no Brasil, um número assustador de pessoas são acometidas por acidentes de trabalho todos os anos. 

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Uma pesquisa apontou que em 2021 foram registrados mais de 1.100 acidentes no ambiente de trabalho por dia. Nesse número estão acidentes com lesões menores, graves e infelizmente, mortes.

Além de prejudicar a saúde dos colaboradores, as empresas sofrem o impacto com o pagamento de indenização e afastamento dos colaboradores por tempo indeterminado. Sem contar os danos no mercado, já que sua imagem estará atrelada ao caso de acidente de trabalho, deixando evidente à imprudência com os cuidados necessários.

Quais os principais acidentes no trabalho?

Sabendo das consequências que não cuidar da segurança interna da empresa e assumir o risco de acidentes no ambiente de trabalho, é necessário antes de focar na prevenção, quais são esses acidentes.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com as principais causas de afastamentos do trabalho por conta de acidentes que ocorrem no ambiente interno:

  • Quedas de planos elevados;
  • Choques contra outros objetos dispostos no ambiente;
  • Choques elétricos;
  • Fraturas;
  • Esmagamentos de membros;
  • LER – Lesão por esforço repetitivo;
  • DORT – Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.

Dicas para prevenir a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho

Agora, confira algumas dicas básicas para que você possa aplicar na sua empresa, de forma que seja possível garantir a segurança e saúde de toda a equipe.

Atenção a execução das atividades

Todas as atividades relacionadas ao trabalho devem ser realizadas com atenção e foco no que está sendo feito. Especialmente, nas atividades que envolva algum tipo de risco, sendo muito importante focar em todos os fatores que podem tornar aquela atividade ainda mais perigosa.

Hoje em dia, existem diversos itens que podem ocasionar a distração do colaborador, como mensagens, celular, conversas entre outros. E fatores como o estresse e o cansaço pode colaborar para a exposição do colaborador ao risco, provocando acidentes no ambiente de trabalho.

Exposição desnecessária ao risco

Alguns acidentes no ambiente de trabalho acontecem por exposição desnecessária do próprio colaborador. Se ele identificar alguma situação que esteja próxima e demonstre perigo, ele não deve se aproximar. Um exemplo pode ser uma sala com um princípio de incêndio, o colaborador que está atuando na fábrica não deve se envolver com aquela situação.

Para isso, a empresa dispõe de uma equipe responsável por tratar pequenos incêndios, e dependendo do local, como indústrias e fábricas, uma equipe brigadista de prontidão para conter esses focos e evitar que o fogo se espalhe. O colaborador que se dispõe a tentar apagar esse fogo, pode estar se colocando em uma situação de risco do qual ele não está preparado para lidar.

A empresa precisa fortalecer as ações de prevenção de acidentes, treinamento e capacitação das equipes para saber o que fazer em uma situação de risco, como a situação de exemplo que citamos anteriormente. Nesse caso, os colaboradores precisam conhecer o plano de evacuação do ambiente e os procedimentos que devem ser seguidos.

Manter o ambiente de trabalho organizado

Apesar de parecer alguma orientação clichê, manter o ambiente organizado, pode evitar que muitos acidentes no ambiente de trabalho aconteçam. Se coloque na seguinte cena, você atua em uma indústria, e precisou pegar uma ferramenta para acertar uma peça que não estava adequada, após o uso, o colaborador deixa em um local inadequado, causando um acidente, pois o colaborador de outra equipe não havia percebido a presença daquele equipamento.

Essa é apenas uma das situações que um local de trabalho desorganizado pode causar. Dependendo das atividades que são desempenhas naquele local, as consequências para um descuido ou falta de organização podem ser desastrosas.

É importante manter o local de trabalho sempre organizado, e deve ser um dever de todos os colaboradores, de forma que todos prezem por um ambiente de trabalho sem riscos.

Utilize EPIs – Equipamentos de Proteção Individual

As empresas que atuam em segmentos onde o uso de EPIs é obrigatório, deve fornecer aos colaboradores sem nenhum tipo de custo, de forma que o trabalho possa ser executado sem tipo de risco ou exposições que possam comprometer a saúde dos colaboradores.

Assim como é obrigação das empresas fornecer todos os EPIs necessários para a execução das atividades laborais, é obrigação do colaborador, de posse do equipamento, utilizá-lo adequadamente. Evitando a exposição ao risco desnecessária, que está contemplando no tópico que falamos anteriormente.

A empresa deve adotar medidas que comprovem a entrega dos EPIs para os colaboradores, para que se caso ocorra um acidente, ela possa comprovar que os equipamentos necessários para a execução das atividades foram entregues, porém, foram utilizados de forma inadequada pelo colaborador, o que ocasionou o acidente.

Comunicação de incidentes

Os incidentes quando não tratados adequadamente podem se tornar acidentes. Ao executar as atividades diárias, após bater ponto, e algo caminhar de forma anormal, é importante que seja comunicado aos gestores imediatamente ao ocorrer.

Pode um ser um equipamento com um funcionamento fora do padrão, produtos fora da validade, mudanças na rotina que não estavam no planejamento, deslocamento de posto de serviço, manejo de equipamentos do qual o colaborador em questão não possui permissão, entre outras situações, que podem gerar incidentes, com chances para evoluir para acidentes.

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Cada empresa possui uma política diferente sobre os registros de incidentes, é importante que cada colaborador tenha ciência dessa política, para quando ocorrer, ele saiba como e onde reportar, de forma adequada e com todos os detalhes.

A comunicação de incidentes precisa virar um hábito no ambiente corporativo, que esteja implementado na cultura organizacional, quanto maior for o número de incidentes comunicados, menor serão os índices de acidentes ou exposição ao risco que os colaboradores sofrerão.

Assim é possível trabalhar em local seguro, já que as medidas preventivas e boas práticas para prevenir a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho estão sendo tomadas. E as equipes estão treinadas sobre procedimentos de segurança, comunicação e evacuação, caso seja necessário.

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