Conseguir acompanhar a jornada de trabalho dos colaborador é muito importante para que o desempenho e produtividade possam ser analisados, e para que isso seja possível, uma das formas possíveis é utilizando um controle de ponto.
Ele pode ser feito de várias formas no comércio, mas a mais procurada é o sistema de ponto para o segmento varejista, que utiliza o relógio de ponto para realizar as marcações de horário dos colaboradores.
Mas será que essa é a melhor opção? Entenda um pouco mais sobre o assunto a seguir!
Controle de ponto manual: quais são as opções?
Com a diversidade de opções no mercado, torna-se difícil a escolha, onde é importante que seja levado em consideração o custo-benefício do sistema de gestão, quais serão as vantagens entre outros pontos que discutiremos a seguir.
O comércio é um segmento da economia que atua em turnos de trabalho, principalmente em lojas que estão localizadas em centros comerciais, como shopping e galerias comerciais.
Eles buscam uma forma de realizar o controle do ponto, mas de uma forma menos onerosa, em questões financeiras, como:
Ponto Manual
O ponto manual é o formato de marcação mais antigo, e menos adequado, já que atualmente existem outras opções que oferecem maior praticidade e segurança para ambas as partes.
Informações sobre o ponto manual:
- Considera horários fixos de entrada e saída (Ex.: 09:00h | 18:00h);
- Maior incidência de erros e falhas;
- Chances maiores de problemas judiciais com a justiça trabalhista;
- Não oferece segurança para a empresa e para os colaboradores;
Cartão de ponto
O cartão de ponto, ainda é um método utilizado por algumas empresas, o cartão é marcado nas máquinas de ponto, com furos, marcando o horário da entrada e saída.
Principais informações sobre o cartão de ponto:
- Método ineficaz de marcação;
- Chances maiores de irregularidades na marcação do ponto;
- Sistema arcaico;
- Custo elevado;
- Falta de segurança;
Caderno de ponto
O caderno de ponto tem o mesmo conceito que o ponto manual, ele é utilizado para anotar os horários de entrada e saída dos colaboradores.
Principais informações sobre o caderno de ponto:
- Horários indicados pelo próprio colaborador manualmente;
- Não existe segurança na marcação;
- Alto índice de processos judiciais trabalhistas por marcações incorretas;
Controle por planilhas no Excel
Mesmo que o Excel seja utilizado para inúmeros fins, ele não é indicado para a gestão de controle de ponto, pois ele não possui as ferramentas adequadas para tal.
Algumas empresas consideram o Excel, por ser um programa customizável. Mas, ele não deve ser utilizado para essa prática, já que ele é ineficaz, assim como os outros apresentados anteriormente.
Quais são os riscos de utilizar o controle de ponto manual?
Existem diversas questões que devem ser consideradas na hora de escolher o modelo de controle de jornada de trabalho dos colaboradores em uma empresa, principalmente no segmento de comércio.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) possui um artigo direcionado para o controle de horários:
Sendo possível perceber que existem implicações legais, descritas na CLT, para as lojas e comércios que não cumprirem com a determinação referente ao controle de horário mais adequado para o seu negócio.
Além das sanções legais que estão passíveis, existem outros pontos que devem ser levados em consideração.
Fraudes
As fraudes podem ocorrer de várias formas, como:
- Adulteração do registro de ponto por parte do próprio colaborador;
- Marcação de ponto para terceiros;
- Marcações com horários não praticados ou lançamentos inexistentes.
Marcações incorretas/indevidas
As marcações incorretas ou indevidas podem acontecer tanto por parte do colaborador quanto da empresa.
O colaborador pode anotar o horário incorreto de entrada e saída, para mascarar o horário verdadeiro de entrada ou uma saída antecipada.
Já a empresa, pode usar esse artificio para evitar o pagamento de horas extras e criação de banco de horas.
Como realizar o controle de ponto de forma adequada?
As lojas podem investir em sistemas especializados, com um excelente custo-benefício para realizar a gestão de ponto dos seus colaboradores, utilizando sempre a tecnologia a seu favor. Conheça algumas formas:
Relógio de Ponto Eletrônico (REP)
Atualmente, o relógio de ponto é o método mais procurado pelas empresas brasileiras para realizar a gestão da jornada de trabalho dos seus colaboradores. E está considerado como um dos métodos mais seguros para a marcação do ponto, evitando a ocorrência de fraudes e marcações indevidas.
Principais considerações sobre o REP:
- Método seguro;
- Custo x benefício acessível;
- Em conformidade com as leis trabalhistas;
- Registro de entrada, saída e intervalos, de acordo com que é praticado;
- Integração com sistemas.
Controle de ponto digital
O ponto digital é uma nova forma de realizar a marcação de ponto em lojas e comércios, sendo mais dinâmico e muito mais prático, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.
Conheça as principais vantagens e informações:
- Marcação diretamente via celular, tablet ou computador;
- Ideal para prestadores de serviços externos, home office, comércios em geral;
- O ponto pode ser registrado por biometria ou reconhecimento facial;
- Baixo custo;
- Rapidez de acesso;
- Segurança nas informações.
Considerado com um dos melhores métodos e mais modernos métodos de marcação do mercado atualmente!