A comunicação assertiva é a entrega de uma afirmação, em que os colaboradores e os seus superiores conversam em cima de suas certezas, em relação a algum acontecimento da empresa.
Não existe necessariamente um certo ou errado, mas é fundamental para iniciar o debate que as afirmações sejam postas em reunião.
Pode parecer uma tarefa fácil, mas se não forem aplicadas corretamente podem causar um efeito contrário ao esperado. Confira o que abordaremos neste artigo:
- O que é comunicação assertiva?
- Quais as principais características?
- As 6 dicas para aplicar com a sua equipe.
- Quais são os erros cometidos na aplicação?
- Qual a importância para a empresa?
Boa leitura!
O que é comunicação assertiva?
Quando os líderes e colaboradores conseguem se comunicar mostrando os seus pontos de vista, de maneira mais pontual e plausível, com o intuito de não causar desconfortos e nem ruídos de comunicação.
É o momento em que expressam abertamente o que pensam, lembrando sempre que cada pessoa possui sua individualidade e versões que se diferem.
Por isso a comunicação assertiva da empresa, precisa ser motivada da maneira correta, para que os feedbacks e sugestões sejam colocados de maneira respeitosa e profissional.
Quais as principais características?
Ao saber como identificar se a comunicação assertiva está sendo feita da maneira correta, é preciso estar atento se as características estão sendo levadas em consideração. É preciso ter:
Escuta ativa
É quando realmente se está disposto a escutar o que os demais estão a dizer, não precisa concordar com a fala do colaborador ou líder, mas é preciso se atentar aos detalhes e realmente prestar atenção ao que é dito.
Inteligência emocional
A capacidade de lidar com as emoções, na psicologia, é a maneira em que a própria pessoa aprende maneiras de cuidar dos próprios sentimentos.
Passa a identificar quando algo não vai bem, e na sequência já sabe como resolver a questão para se manter emocionalmente estável.
Cuidado com o gestual
É preciso ter cuidado com os gestos durante a sua fala, o mover das mãos, do corpo. Postura e uma boa articulação deixam o discurso com mais credibilidade e confiança.
Não demonstra discordância de maneira que pareça ser algo em relação a pessoa, mostre que tem haver com o situacional, pode acabar causando um efeito contrário aos colega de trabalho e ficar um clima organizacional instável no local.
Pensar em soluções
Empecilhos sempre irão surgir, mas não podem se tornar grandes problemas, realizar uma boa gestão de conflito e direcionar outros caminhos, reduz a chance de ruídos prevalecerem.
Criar um ambiente acolhedor e de respeito
Quando os colaboradores se sentem acolhidos e sabem que a sua fala será respeitada, acabam ficando mais confortáveis e confiantes em expor a própria opinião.
E assim é criado um ambiente de trabalho mais humanizado, os colaboradores passam a se sentirem mais motivados, como resultado a produtividade e entrega aumentam.
Realizar um discurso menos racional
Quando se trata da comunicação assertiva é preciso usar mais a questão sentimental, ter o emocional mais aflorado na fala, para causar uma identificação e empatia nos colaboradores.Seguindo essas características é possível criar um discurso mais claro, objetivo e de acordo com o cenário do momento.
As 6 dicas para aplicar com a sua equipe
A maneira que a comunicação assertiva for aplicada vai influenciar muito na prática diárias e nos momentos que a empresa se reunir para as reuniões. Acompanhem essas dicas:
- Ter um intermediador
Assim, caso surja algum empecilho o intermediador cuidará disso, ajudando com que consigam se expressar da melhor maneira possível e que nenhum colaborador deixe de falar.
- Se atentar a compreensão
Por mais que seja o líder, ninguém consegue adivinhar o que a outra pessoa sente,nem o que está passando. Então antes de tirar conclusões precipitadas, compreenda que você e os outros possuem tempos diferentes.
Cada um terá sua maneira de se expressar, o próprio tempo, o próprio jeito e também lida com os próprios sentimentos, por ser um ponto delicado vale agir com cautela.
- Aceite Feedbacks
Estar aberto a críticas, elogios, sugestões e feedbacks é fundamental para criar uma conexão com a equipe. Da mesma forma que os avalia e passa seu ponto de vista, eles também podem fazê-lo. Assim todos evoluem juntos.
- Tenha empatia
É se colocar no lugar do outro e dentro da comunicação assertiva é interpretar sem julgamento o que outro colaborador estará compartilhando, respondendo e tratando da mesma maneira que gostaria que fizessem com você.
- Busque sempre evoluir
Falhas e conquistas fazem parte de qualquer processo, incluindo a comunicação, e neste caso deve incentivar que a equipe esteja sempre melhor e também buscar maneiras de melhorar a si mesmo.
Pode ser iniciar algum esporte, começar uma receita nova, ler um livro, escolher uma pós ou curso livre, sair mais com os amigos. E além dessas coisas rotineiras também buscar se desafiar para encontrar a sua melhor versão.
- Use palavras técnicas
A inclusão de palavras assertivas contribuem para o processo de conversa, como “eu acredito”, “eu posso”, “eu quero que aconteça…”, “ eu discordo porque..”, entre outras que mostram a sua firmeza e clareza de discurso.
Essas são as principais dicas para ter uma boa comunicação assertiva com a sua equipe, mas vale lembrar que erros ainda podem ser cometidos, é importante evitá-los e também tentar impedir que ocorram.
Quais são os erros cometidos na aplicação?
Estamos inertes a cometer erros, mas também podemos evitar que eles aconteçam e por isso separamos os erros mais comuns cometidos na aplicação da comunicação assertiva.
- Não fazer o que fala;
- Não aceitar a opinião do outro;
- Interromper a fala dos colaboradores;
- Não aceitar sugestões;
- Não estar aberto a feedbacks;
- Nunca mudar de opinião.
São falhas que você deve se afastar e revertê-las caso aconteçam, tudo pode ser mudado e restabelecido desde que a cautela seja mantida.
Qual a importância para a empresa?
A comunicação assertiva possibilita a otimização de tempo, por ser uma conversa que vai direto ao ponto e sem enrolações, feita de maneira clara e respeitosa, na qual é aplicada o emocional e o aflorar de sentimentos.
Os colaboradores podem se sentir mais confortáveis ao saber que serão ouvidos e tratados com cautela pelos demais colegas e superiores, isso estimula que novas mudanças sempre surjam na empresa.
É preciso colocar em prática o que for acordado, pois se o colaborador sugere e as coisas sempre se mantêm as mesmas, acaba causando um efeito contrário e negativo. Portanto só realize essa comunicação quando realmente estiver aberto a sugestões.
É importante para que todos evoluam junto como equipe e como pessoa dentro da empresa, assim a produtividade e qualidade dos serviços só irão aumentar e os funcionários estarão sempre motivados a entregar o seu melhor.
Veja também: Procrastinação: como mudá-la dentro da empresa?
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