Competências profissionais

Competências profissionais: veja as 12 mais buscadas em 2024

Quais são as 10 competências profissionais mais buscadas em 2024? O fim do ano se aproxima e o RH deve estar preparado para as novidades do próximo período anual. 

E um dos pontos que merece a atenção do setor diz respeito justamente às habilidades que mais se destacam no mercado. Isso é importante por uma série de motivos. 

Por exemplo, para saber como a sua concorrência está atuando e o que busca nos colaboradores. Igualmente, para saber como novas habilidades impactam a sua área e nicho de atuação.

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Do mesmo modo, para que a empresa se mantenha moderna e em dia com as principais demandas do mercado.

Isso a permite desenvolver melhor as competências que se mostram, hoje, mais interessantes. Confira, abaixo, quais são.

O que é competência profissional?

Antes de vermos quais são as competências importantes para o desempenho profissional em 2024, é importante sabermos o que exatamente são competências.

Pois bem, elas correspondem às qualificações e habilidades de um profissional.

Tais habilidades e qualificações, então, são importantes para que ele seja capaz de desenvolver, com qualidade, suas atividades profissionais.

São elas que tornam um profissional apto para a execução das tarefas exigidas pelos cargos.

As competências podem ser classificadas de 3 formas diferentes: comportamentais, de gestão ou técnicas. Conheça exemplos de competências profissionais de acordo com a classificação.

Competências técnicas são aquelas que podem ser adquiridas por meio de cursos e treinamentos. Portanto, referem-se ao conhecimento técnico sobre as atividades realizadas. Elas incluem:

  • Domínio sobre línguas estrangeiras;
  • Habilidades tecnológicas;
  • Habilidade de escrita;
  • Conhecimentos adquiridos pelo dia a dia na função (experiência).

As habilidades comportamentais, que também são conhecidas como soft skills (competências subjetivas), são aquelas que se revelam nas atitudes e nos hábitos de alguém.

Embora tenham relação com a personalidade, podem ser aprendidas.

Veja algumas das competências comportamentais importantes:

  • Comunicação;
  • Adaptabilidade;
  • Automotivação;
  • Trabalho em equipe;
  • Equilíbrio emocional;
  • Proatividade.
  • Empatia;
  • Ética;
  • Criatividade.

Ainda, existem as competências de gestão, que são aquelas que são indispensáveis em figuras que ocupem o papel de liderança em uma empresa. Veja algumas delas:

  • Boa comunicação;
  • Criatividade;
  • Planejamento;
  • Organização;
  • Determinação;
  • Poder de persuasão.

Agora que você já sabe o que são competências e as principais classificações delas, conheça as habilidades profissionais mais relevantes para 2024.

Conheça as 10 competências profissionais mais buscadas em 2024

Assim como vários outros setores da sociedade, as habilidades profissionais mudam com o passar dos tempos.

Não apenas se alteram, mas também ganham novos valores mediante a alteração do interesse que geram.

Por exemplo, note que nos anos 1990 saber datilografar e se preparar para a popularização da internet era algo que poderiam destacar um profissional.

Hoje, contudo, são consideradas questões básicas e não como diferenciais.

Os diferenciais mudam de acordo com as necessidades do mercado e com as mudanças de como a sociedade se relaciona entre si e com os produtos.

Assim, de tempos em tempos novas competências e habilidades ganham mais destaque.

Conheça, então, as 10 que mais se destacam no que diz respeito ao mercado atual.

Assim, saiba quais são as habilidades mais interessantes para as empresas para 2024 e prepare-se para o futuro.

1 – Criatividade será uma das competências profissionais mais buscadas

A inovação é essencial para qualquer organização que queira se manter relevante. Ela é importante pelas mudanças próprias da sociedade, do mercado e do consumo.

Também, pelo surgimento de novos problemas e focos. Ainda, pelo ciclo de vida dos produtos.

Para que ela seja possível, a criatividade é indispensável nos profissionais.

Por isso, ela corresponde a uma das habilidades mais buscadas em 2024 e deve ganhar a atenção do RH.

Muitas vezes os colaboradores e equipes irão se deparar com novos desafios. Esse aspecto de novidade também ressalta a necessidade de novas soluções.

Somente com a criatividade é possível pensar em estratégias para evitar ou resolver os problemas.

A criatividade é importante em uma seara gigantesca de questões.

O que deve ficar claro é que é somente com ela que a empresa pode crescer e desenvolver-se para além do lugar comum. Lembre-se de que ficar no lugar de conforto não é uma opção.

2 – Liderança é uma das competências importantes para o desempenho profissional

Os colaboradores devem demonstrar capacidade de liderança. Isto é, de delegar funções, dar assistência para outras pessoas da equipe que tenham dúvidas e saber se comunicar.

Essa é uma das competências profissionais buscadas em 2024. Essas são características intrínsecas de bons líderes.

Eles precisam saber trabalhar em equipe e distribuir tarefas. Igualmente, de orientar de forma clara como deve ser o desenvolvimento dos trabalhos sem que isso retire a autonomia do colaborador.

3 – Inteligência emocional está entre competências profissionais buscadas em 2024

A inteligência emocional diz respeito ao controle das emoções no dia a dia. Ou seja, é a capacidade de se respirar e digerir uma informação sem que antes haja qualquer reação meramente emotiva e sem raciocínio prévio.

Ter inteligência emocional com certeza é uma das habilidades que se destaca para 2024. É ela que permite que as relações se desenvolvam de maneira mais orgânica e respeitosa.

Igualmente, impede que emoções – geralmente geradas por influências externas – atrapalhem o dia a dia da empresa.

4 – Tolerância

O poder de exercer a tolerância também está entre as habilidades mais buscadas em 2024.

Considere que hoje vivemos em um cenário que se ilustra pela polarização. Isso ocorre não apenas em relação à política, mas aos conceitos e ideais.

É extremamente importante que os colaboradores que compõem a sua empresa saibam como lidar com opiniões e visões diferentes, que tenham tolerância com a diferença.

Especialmente quando a diversidade também se tornou essencial às corporações.

Aqui, ainda, entram as questões relacionadas à empatia, que se revela na capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa para entender porque age de algum modo ou porque pensa algo. Igualmente, da solidariedade e da comunicação não agressiva.

5 – Flexibilidade

Ser flexível também está entre as habilidades e competências mais buscadas em 2024. Ela sempre teve seu valor, mas se mostrou ainda mais importante a partir de 2020.

Este foi o ano que marcou grandes mudanças dentro das empresas, quando elas precisaram adaptar suas atividades ao cenário imposto pela pandemia.

Dentre as mudanças estavam, por exemplo, o trabalho remoto e os cuidados com higiene.

Por isso, a capacidade de se adaptar a diferentes cenários que se revela pela flexibilidade ganhou ainda mais destaque como habilidade profissional.

A importância desse aspecto ultrapassa o período pandêmico e continua sendo alta.

6 – Poder de persuasão se destaca entre habilidades para 2024

Não apenas os líderes, mas os profissionais, no geral, devem ser persuasivos no dia a dia profissional.

Afinal, eles precisam vender o peixe da sua empresa, não é mesmo?

E isso só é possível quando sabem ser persuasivos.

Aliás, muitas pessoas acreditam que essa capacidade somente é importante para quem trabalha na equipe de vendas ou possui papel de liderança.

Contudo, isso não é verdade, uma vez que essa habilidade ganha destaque em inúmeras situações.

Um bom exemplo é a persuasividade dos profissionais do RH.

Somente quando eles a têm poderão vender a empresa e as vagas em aberto para os profissionais do mercado de modo a atrair os melhores talentos.

7 – Uso e controle de tecnologias imprescindível nas buscas por competências profissionais

A modernidade anda lado a lado com a tecnologia e, por isso, saber como usá-la, estar em dia com as novidades e ter controle das ferramentas é algo que se tornou indispensável.

Pelo menos no que diz respeito aos programas e ferramentas básicos.

Portanto, ter a capacidade de uso das ferramentas tecnológicas e de se manter atualizado quanto às novidades mercadológicas é essencial.

Afinal, não são raros os processos que se dão por meio do uso de tecnologias.

Isso ocorre, por exemplo, desde o controle de jornada até a distribuição de tarefas.

Do mesmo modo, da geração de holerites até o desenvolvimento conjunto de projetos de naturezas diversas.

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8 – Pensamento crítico

O pensamento crítico é outra das competências mais buscadas em 2024.

Ele se revela na capacidade de alguém em analisar uma situação com base nas informações que tem em mãos e, a partir disso, emitir uma opinião própria.

Esse pensamento é importante para demonstrar a independência intelectual do colaborador, o que influencia de maneira direta no momento de tomar decisões, propor soluções e desenvolver os serviços no dia a dia.

9 – Iniciativa

A iniciativa é uma daquelas habilidades que ano após ano continua sendo importante.

Afinal, ela se revela na proatividade, na capacidade do trabalhador buscar novas soluções para um problema ou se apresentar para ajudar outras pessoas a resolvê-lo.

Sem, a iniciativa a criatividade e o pensamento crítico de nada valem. Somente ela é capaz de colocá-los em prática.

10 – Aprendizado ativo

Por fim, a última das competências profissionais mais buscadas em 2024 corresponde ao aprendizado ativo, que é a habilidade de um colaborador em se desenvolver sobre um assunto que afeta seu serviço.

Assim, ele busca, de forma não passiva, compreender mais sobre o assunto, de modo que o aprendizado captado se reflita no dia a dia do seu trabalho.

11 – Trabalho em equipe

O trabalho em equipe não é uma competência nova. Mas isso não significa que ele tenha perdido a importância ao longo dos anos. Na verdade, ele continua crucial e sua necessidade é cada vez mais latente nas empresas.

O trabalho híbrido e em home office criou novas necessidades para o trabalho em equipe. Por exemplo, é necessário que os colaboradores encontrem uma forma de trabalhar conjuntamente e manterem uma comunicação clara mesmo que à distância.

Além disso, projetos em que diferentes atividades e fases são de responsabilidade de colaboradores diversos exigem conhecimento quanto ao uso de ferramentas que lhes mantenham em contato.

Vale lembrar que a capacidade de comunicação, bem como a inteligência artificial, são competências que influenciam a habilidade de trabalhar em equipe. Por isso, o desenvolvimento de uma deve ser acompanhado pelo aprendizado de outra.

12 – Gestão do tempo

A gestão de tempo também é uma habilidade que vem sendo cada vez mais exigida. E isso é natural, pois ela afeta questões como produtividade e cumprimento de prazos, algo essencial para a eficácia.

Gerir bem o tempo envolve uma série de competências. Dentre elas estão a escolha de prioridades. Também, o conhecimento quanto ao uso de ferramentas que possam agilizar o trabalho sem que isso afete a qualidade dele.

Como desenvolver novas competências profissionais?

As empresas exercem um importante papel no desenvolvimento de competências profissionais.

Conforme o mercado muda e as exigências também sofrem alterações, cabe às corporações ajudar seus colaboradores em sua adaptação.

Capacitação

Isso ocorre, por exemplo, com o investimento em programas de capacitação. Estes podem envolver cursos livres e pontuais, palestras, parcerias com instituições de ensino, dentre outras.

Desenvolvimento e aprendizado contínuo

As empresas também podem fomentar o desenvolvimento de novas habilidades por meio do fomento do conhecimento contínuo.

Além dos cursos e aulas, em si, pode, por exemplo, disponibilizar materiais online e em biblioteca física dentro da corporação.

Eventos e networking

A promoção de eventos em que os profissionais entrem em contato com outras pessoas da área também é uma maneira de capacitá-los.

Com isso, podem trocar informações importantes e orientações que os levem ao desenvolvimento de novos conhecimentos.

Criação de conteúdo para compartilhamento interno

O desenvolvimento de materiais internos voltados aos colaboradores também pode ser uma boa forma de ajudá-los a desenvolver novas habilidades.

A criação de conteúdo com temas específicos para os funcionários os coloca diretamente em contato com temas relevantes para a própria empresa.

Seja claro nas habilidades desejadas para cada função

Para que as empresas tenham acesso às habilidades que desejam em seus colaboradores, elas também devem auxiliá-los a saber o que é necessário para exercer cada cargo.

Isso requer que a descrição das funções e das exigências delas seja clara. Com isso, é possível não apenas auxiliar no desenvolvimento de capacidades, mas encontrar profissionais que já as possuam ou fomentar que eles as busquem.

Incentive a prática e oriente seus profissionais

Por fim, é essencial que a empresa incentive a prática dessas novas habilidades. O conhecimento vem, na maioria das vezes, pela repetição e exercício de novas capacidades. Para isso, lembre-se de recorrer às avaliações e feedbacks.

Desse modo, torna-se possível orientar cada colaborador de acordo com as habilidades que lhes faltam.

Igualmente, para que desenvolvam as capacidades que lhes podem ser úteis no exercício de suas atividades e para chegarem onde desejam em suas carreiras.

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